A cor preta é sinônimo de elegância, poder e sofisticação. Está presente nos trajes de gala, nos carros de luxo e no design moderno. Mas, para quem perdeu a visão, o preto vai além da estética: representa um silêncio visual, um mundo onde as formas se apagam e o olhar se transforma em lembrança.
É como habitar um local em que a única conexão com o mundo exterior passa a ser o som da voz ao lado. O tato e a memória tomam o lugar da visão. Para quem um dia pôde enxergar e hoje não pode mais, restam as imagens gravadas na mente e a esperança silenciosa de um dia voltar a ver.
E mesmo quem enxerga já teve um breve retrato dessa realidade. Como ao sair do ar-condicionado direto para o calor da rua e ver os óculos embaçarem. Ou ao tentar olhar pela janela do carro em um dia chuvoso e só enxergar borrões. A lente da câmera que perde o foco, o visor do capacete encoberto pela garoa, a embalagem plástica da geladeira que esconde o conteúdo. Podem até ser situações passageiras. Mas e quando não volta?

O que os olhos não veem
Para muita gente, a visão embaçada não é momentânea. É constante. Faz parte do dia a dia de quem convive com doenças na córnea e, muitas vezes, a única saída para recuperar a nitidez da vida é o transplante.
Essa é a realidade de milhares de brasileiros que estão na fila por um transplante de córnea. E essa espera tem crescido. Em 2014, cerca de 10 mil pessoas aguardavam por essa cirurgia. Em 2024, o número já chega a quase 29 mil. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram mais de 12,5 mil desses casos, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A doação de córneas pode parecer um gesto pequeno, mas, para quem está na escuridão, ela acende a luz mais importante de todas: a da esperança.
Uma visão de esperança
Foi pensando nisso que o nosso time de eventos entrou em ação novamente para elaborar uma campanha em comemoração aos 19 anos do Banco de Olhos de Cascavel, que é responsável por coletar, preparar e encaminhar córneas para transplantes – e é referência no Paraná. A instituição, anexa ao Hospital de Olhos de Cascavel, conta com uma estrutura moderna e um laboratório de alta tecnologia para a realização dos procedimentos de coleta, preparação e avaliação dessa camada do olho, tão importante para uma visão clara.
Já foram recebidas mais de 7.428 doações e distribuídas mais de 14 mil córneas. Além disso, o hospital é um dos que registram os maiores volumes de captação de córneas no Brasil, com uma média de 35 doadores mensais. As córneas são recebidas, preparadas e encaminhadas à Central de Transplantes, sendo destinadas aos pacientes em fila de espera.
Além do que se vê
Tudo começou com o planejamento: a seleção de 32 pacientes influenciadores do Hospital de Olhos, que seriam os protagonistas desta ação de conscientização da doação de córneas. Cada um recebeu um kit composto por um envelope, uma carta e três fotos polaroid — duas embaçadas, representando a visão comprometida de quem aguarda por uma doação, e uma terceira, nítida, com a frase: “Seu sim pode proporcionar uma nova visão para alguém.”
Valdomiro Cantini, apresentador da Rádio Massa FM, foi um dos selecionados para a ação. Sensibilizado pela causa, ele usou o espaço do seu programa para compartilhar a campanha e reforçar a importância desse gesto de amor ao próximo:
“Eu disse para minha família: eu sou doador de olhos. Quero que alguém possa ver com os meus olhos, enxergar o mundo com as minhas córneas, sentir a vida pulsar no peito com o meu coração”, declarou.
Confira no vídeo abaixo como foi a ação:
Ver com outros olhos
Ter a oportunidade de enxergar através do olhar do outro faz toda a diferença. E isso não vale só para a vida, mas principalmente para o marketing. No mundo dos negócios, visão é mais que um sentido: é direção. E quem não ajusta o foco corre o risco de caminhar no escuro.
É aí que entra o poder das estratégias bem alinhadas: elas funcionam como lentes corretivas para a marca, revelam o que estava embaçado, destacam oportunidades invisíveis a olho nu e mostram o cliente com nitidez. Com as ferramentas certas e um olhar treinado, é possível não só voltar a enxergar, mas passar a ver além.

Se você quer sair na frente e oferecer uma experiência que conecte sua marca aos seus clientes, estamos prontas para ajudar a trazer mais clareza e impacto ao seu negócio!
Desenvolvemos ações sob medida para diversos segmentos, sempre com o objetivo de surpreender, fidelizar e valorizar a sua marca. Mesmo sendo uma campanha de baixo investimento e orgânica, ela alcançou resultados incríveis, cumprindo a missão de conscientizar sobre a importância da doação de córneas e impactar muitas vidas. Isso prova que não é preciso fazer algo complexo ou caro para gerar impacto, basta ter estratégias bem definidas.
Que tal ajustar as lentes do seu negócio? Fale com a gente pela aba de contato aqui no blog e descubra como podemos trazer mais clareza e direção ao seu relacionamento com os seus clientes.

