Como usar os e-books em sua estratégia de conteúdo

Estamos nos comunicando de uma forma bem diferente do que em décadas atrás e, provavelmente, esse é um caminho que não apresenta retorno. Passamos boa parte do tempo conectados e consumimos muito conteúdo dessa forma também. No dedilhar insano diário, vira e mexe você se depara com um chamado: “para saber mais, clique aqui e baixe o e-book”. Mas o que há por trás dessa estratégia? E de que forma você pode produzir um e-book que seja convidativo e agradável para o seu público?

E-book é o que mesmo?

Vamos partir do início, não é?! E-book é o termo “eletronic book” abreviado. O nome é autoexplicativo, já que se trata de um material mais denso baixado na internet, de forma gratuita ou paga, por pessoas que têm interesse no conteúdo. Os e-books são importantes iscas digitais para contatos qualificados, os famosos leads, mas também têm a relevante função de disseminar conhecimento, já que permitem um volume maior de informações disponibilizadas sobre o assunto em questão. Tudo, normalmente apresentado de uma forma didática e atraente para quem lê. 

Por que produzir um e-book?

Um dos motivos para ter um marketing de conteúdo bem alinhado para o seu negócio é conferir autoridade a você ou a sua empresa. O e-book apresenta-se como uma ferramenta importante para esse objetivo, uma vez que, por conta do tamanho, pode ter um conteúdo rico, com informações de qualidade e mais aprofundadas. Quando as pessoas baixam o seu e-book e percebem a riqueza disponível nele, você conquista respeito e também pode ter ganhado o coração de mais um cliente. 

Conquistar clientes, aliás, está entre as principais motivações das empresas. A captação de leads cumpre com esse papel, fisgando pessoas que se interessam pelos assuntos que envolvem o seu negócio. Utilizar o e-book como moeda de troca com o seu público é um plano que costuma render bons resultados: você entrega um texto relevante e recebe o contato da pessoa, para conectar seus serviços e produtos com um cliente em potencial. 

Calma que ainda não paramos de exaltar os e-books! Sabe o que é muito bacana também? É que esse tipo de produção é multimídia, sendo assim, conteúdos interativos podem ser um grande diferencial, permitindo ir muito além do texto. É possível inserir animações e até mesmo hiperlinks externos para complementar o conteúdo – isso enriquece o que está sendo ofertado ao leitor, tornando a experiência ainda mais interessante. 

Como se destacar na multidão

Você pode até pensar: “essa já é uma estratégia muito batida, já que vejo e-books por todo o lado”. Por um lado, sim, há um universo sem fim de e-books na internet atualmente. Mas a frase não é totalmente verdadeira, já que ainda se trata de uma possibilidade convidativa se for bem estruturada. É preciso se preocupar com os detalhes para deixar seu e-book com qualidade e aspecto profissional, além de garantir que ele entregará o que o cliente espera.

É preciso ter algo a dizer e se você se interessou por esse formato, provavelmente, tem algum conteúdo de bastante domínio para dar base para o material. Esse é o passo inicial para transformar o seu conhecimento em um material relevante para a sua audiência. Pense em um tema atrativo e que você consiga abordar de maneira mais profunda e completa. É importante tentar escolher um nicho segmentado e específico, já que isso minimiza a concorrência. 

Se você precisa de dicas sobre como produzir conteúdos que conectam com seu público, aproveite para ler este post aqui também: “Produção de conteúdo: a busca por um texto que conecta”

A Contelle produz e-book?

Já falamos aqui no blog que, se tem texto, pode ter Contelle, não é mesmo?! Pois então, a resposta é sim, fazemos e-books. Essa é uma ótima notícia para quem deseja ter o produto, conta com o conhecimento específico, mas não sabe exatamente de que forma construir esse texto e nem como organizar o material que será disponibilizado. 

Há duas possibilidades para essa produção:

  • Podemos captar as informações e fazer a redação completa do material;
  • Ou ainda é possível que você nos passe o conteúdo para que a gente aperfeiçoe o texto para a plataforma, com a divisão de capítulos e a escolha de um vocabulário mais adequado ao seu público.

A diagramação também é um serviço que pode ser incluído no pacote, assim, você já sai daqui com o seu produto prontinho para a divulgação. 

E-books produzidos por aqui

E-book produzido pela Contelle

1. Comunicação assertiva para casais -Camila Pusebon Müller

Está aí um assunto que rende muito…

A psicóloga, Camila Pusebon Müller, aproveitou a sua expertise na área e o grande interesse do público por temas psicológicos durante a pandemia e trouxe como missão para a Contelle a produção de dois e-books: um sobre ansiedade, material comercializado pela plataforma Hotmart, e outro sobre comunicação para casais, que você pode baixar e conferir clicando na imagem ao lado 🙂 

 

2. Open banking – Sicredi Aliança

E-book produzido pela ContelleO surgimento de novidades também é uma motivação para a elaboração de um e-book, já que o material torna-se uma espécie de cartilha, ensinando o bê-á-bá sobre determinado assunto. No mercado financeiro, o terreno é farto de termos e transformações que merecem uma explicação a mais. A Sicredi Aliança viu nesse tipo de produto a solução para explicar aos cooperados e colaboradores o que o open banking traria de mudanças para as operações financeiras. 

A Contelle ficou responsável pelo levantamento de informações, elaboração do texto, divisão em capítulos e a diagramação, deixando a experiência de leitura fácil e agradável. Clica na imagem ao lado para ler.

 

E aí, as ideias já começaram a borbulhar?! Um bom e-book tem o seu espaço na internet. Caso queira tirar as ideias da sua cabeça, já sabe que pode contar com a gente!

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