Comunicação interna pode salvar a sua empresa!

Comunicação interna

A preocupação com o que o público externo pensa sobre sua empresa é super válida, mas já parou para pensar em como você está sendo visto por quem está aí no barco com você? Seus colaboradores devem ser os primeiros defensores da sua marca e para que isso aconteça é necessário ter uma comunicação interna bem alinhada. Vamos falar mais sobre isso?

Podemos definir a comunicação interna como a maneira que as informações circulam dentro da sua empresa. É a partir dela que se constroem as interações e os relacionamentos que dão eficiência ao negócio. O olhar atento para esse quesito permite que os funcionários absorvam a essência da empresa e possam ser disseminadores da mensagem que você deseja passar ao mundo.

Por que investir em comunicação interna?

No topo dos motivos para dar mais atenção à comunicação interna está o engajamento dos colaboradores. Quando o funcionário está a par de tudo o que está acontecendo, ele consegue compreender melhor seu papel na empresa e também se sente parte da engrenagem. Isso pode ser conquistado com ações de comunicação para fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, o chamado endomarketing. Integrado ao negócio, o colaborador trabalha com mais entusiasmo, e a gente sabe que quem trabalha feliz rende mais, né?!

Além disso, os ruídos de comunicação podem ser fatais para sua empresa. Falhas podem ser evitadas quando há um processo bem estruturado de comunicação interna. Quando a informação chega de maneira mais clara a todos os profissionais, os acertos se tornam mais frequentes do que os erros.

A rádio-corredor se torna o principal meio de transmissão de informações da empresa quando a comunicação interna não está bem estabelecida. Se não há transparência com o colaborador, a fofoca ganha espaço e isso atrapalha o clima organizacional. Ter uma comunicação eficaz cria uma relação de confiança com a equipe.

Ao manter canais de comunicação abertos com seus funcionários, o caminho se torna mais livre para contribuições deles, como sugestões e feedbacks. Ter esses múltiplos olhares sobre o seu negócio é bem importante para que a empresa evolua. Sem falar que a honestidade adotada com uma comunicação interna bem feita se torna motivo para que bons profissionais permaneçam com você. A valorização e o sentimento de pertencimento gerados constroem uma equipe coesa e alinhada aos objetivos da empresa.

Outro motivo que deve interessar muito a você é a possibilidade de otimização de recursos a partir de uma boa comunicação interna. Se há canais de comunicação bem definidos, deslocamentos desnecessários e retrabalhos diminuem de forma significativa. Haverá também menos tempo gasto em dúvidas durante as atividades – o que é um baita benefício.

A Contelle pode ajudar?

A resposta é SIM! A nossa produção de conteúdo inclui também estratégias para que você possa ter uma conversa clara, efetiva e afetuosa com o seu público interno. É um trabalho personalizado, que analisa qual solução será mais eficiente em cada situação.

A Ghelere Transportes quis em 2021, ano em que completou 40 anos de história, fortalecer os laços com seus colaboradores e, com isso, um calendário de ações foi elaborado pela Contelle. Dinâmicas, ações on-line e presenciais em datas comemorativas e até um podcast fizeram parte do planejamento estruturado.

O podcast “Pela Estrada com a Ghelere” merece até um parágrafo só para ele. O produto, que fez sucesso nas plataformas de streaming, é como se fosse um programa de rádio adaptado aos tempos atuais, direcionado à maior parte do público interno da transportadora: os caminhoneiros. A linguagem e o estilo do programa foram estudados diretamente com o público-alvo, assim, o resultado é um podcast que realmente aproxima empresa e funcionários.

O universo de possibilidades é inesgotável e os resultados colhidos com a aplicação das técnicas certas é incrível! Estamos a postos para mergulhar na comunicação interna da sua empresa – é só abrir as portas 🙂

Botão para falar com a Contelle no Whats sobre textos para blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *