Manifesto de marca: traduzindo e declarando o seu “porquê”

Manifesto de marca

Uma definição simples, mas que explica bem o manifesto de marca, é que ele é uma carta de intenção da sua marca, uma declaração inspiradora das suas convicções e de como seu propósito é colocado em prática.

Amy Adams GIF - Find & Share on GIPHY

Como chegar até o seu manifesto de marca?

Imagine que seu negócio é uma pessoa. Como ela se veste, gesticula e como é o jeitinho de falar? Consegue pensar em quais seriam as principais aspirações e sonhos que essa pessoa carrega? No que ela acredita? O que a faz ficar eufórica para sair da cama, com os olhos brilhando e com a mente fervilhando?

Se a sua intenção é ter um manifesto de marca poderoso, que realmente traduz a essência da sua marca e toca todos ao redor dela, desde colaboradores até consumidores, é preciso antes criar essa personificação e compreender claramente: qual a visão de mundo do seu negócio e como os princípios que o norteiam se entrelaçam com a história do seu público? Como sua marca é capaz não só de resolver problemas pontuais, mas de gerar transformações na sociedade?

Think Stephen Colbert GIF by The Late Show With Stephen Colbert - Find & Share on GIPHY

Essas perguntas nos ajudam a entender o grande “porquê” da marca. A motivação maior pela qual ela existe. E por que isso interessa seu público? Justamente porque ele pode se identificar com esse propósito, acreditar nas mesmas coisas e ser seu aliado nas mudanças que seu negócio propõe.

Está sentindo que está na hora da sua marca ter um manifesto? Então preste atenção nos próximos pontos:

  • Manifesto de marca é diferente de “missão, visão e valores”

Se sua empresa tem “missão, visão e valores” bem definidos, já tem elementos importantes para construir um manifesto. Mas é preciso ir além: esses itens devem se entrelaçar e fazer parte de um conjunto maior e mais inspirador. É como se fossem ingredientes de um prato mais elaborado.

  • Qual é o tom de voz da sua marca?

É importante descobrir isso para que o manifesto fale realmente a língua da sua marca. Ela é mais emotiva ou mais cômica? Mais séria ou mais descontraída? Mais técnica ou mais lúdica? Saber identificar esse tom ajuda a sua essência a ficar mais clara.

  • Seu manifesto precisa interessar quem é de dentro e quem é de fora

Engana-se quem pensa que o manifesto se dirige estritamente ao consumidor do seu produto ou serviço. A mensagem dele precisa afetar também quem é “de casa”. Seu público interno deve absorver e acreditar em tudo que o manifesto de marca propaga. A equipe precisa se sentir motivada a vestir essa camisa e andar com ela por aí com orgulho. Assim, sempre que for falar da sua marca, seu colaborador falará com propriedade e paixão. Depois disso, fica muito mais fácil e natural conquistar o público externo.

  • Não é sobre vender, é sobre inspirar

Já se pegou comprando algo porque você se identifica com a “alma” daquela marca? Eis o “X” da questão. Sua empresa vai conquistar um público fiel e apaixonado a partir do momento que construir um relacionamento de confiança com ele. E se o público não acreditar no que você acredita, dificilmente vai criar afinidade suficiente para ser seu consumidor.

Por isso, um manifesto de marca não é sobre mostrar os atributos do seu produto, mas é sobre se posicionar e liderar um movimento que fará muita gente comprar essa briga junto com você. É sobre conseguir companheiros que lutam pela mesma causa, que levantam as mesmas bandeiras!

Os manifestos de marca têm ganhado cada vez mais força justamente porque podem até viralizar de tanto que aquela mensagem faz sentido para quem recebe.

  • Em que formato fazer isso?

O audiovisual tem sido a maneira mais adequada para fazer um manifesto de marca justamente porque é capaz de unir texto, imagem e som e “embalar” mais facilmente o receptor. Mas isso não te prende ao formato de vídeo. As palavras do seu manifesto podem se transformar nos mais diversos materiais para internet ou ações físicas. Aproprie-se disso e aproveite esse potencial de tocar seu público.

Como a Contelle pode ajudar a construir seu manifesto de marca?

Nossa equipe tem redatoras especialistas em extrair esses “porquês”. Está difícil criar essa personificação e identificar qual a grande essência do seu negócio? Não sabe como falar da sua empresa sem falar diretamente do seu produto? Relaxa. De fato não é uma tarefa fácil e exige até um certo “distanciamento”. Então conte com a gente!

Separamos dois exemplos de manifestos de marca produzidos pela equipe Contelle. O primeiro, da Belivi Calçados Infantis, contou com nossa expertise para transformá-lo em vídeo com a narração mais fofa que você já ouviu. Já o segundo, da OdontoRigo, foi feito utilizando bancos de imagens gratuitos, um recurso interessante para quem não pode investir na captação de imagens próprias.

 

 

Te ajudamos a chegar até essa essência, escolhemos as melhores palavras e o melhor tom de voz para que ela se traduza em texto, vídeo ou qualquer formato que permita que essa mensagem se propague.

Vamos juntos compreender a alma da sua marca e fazê-la afetar positivamente muitas pessoas por aí?

Botão para falar com a Contelle no Whats sobre textos para blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *