Imagine um mapa que identifica suas necessidades e fornece as melhores rotas e alternativas para você atingir os seus objetivos? Esse é o briefing! É através dele que se obtém todas as informações relevantes para que uma ação, tarefa, projeto ou estratégia sejam criados e executados.
Na Contelle, o briefing é a prioridade número 1! Isso porque entendemos que ele é um ponto fundamental para captarmos exatamente as ideias de cada cliente, os objetivos, as mensagens que precisam ser transmitidas e os resultados que desejam alcançar.
Com ele, muito mais que dados de perfil como ramo de atuação, público-alvo, prazos e metas, também conseguimos ser assertivos nas propostas a partir do momento em que conhecemos e nos conectamos à essência de cada cliente ou negócio por meio de sua história.
É com o apoio desse verdadeiro manual de instruções que nós conseguimos produzir conteúdos que conectam pessoas através de ideias, histórias, palavras e sentimentos. Seja qual for o objetivo, como lançar um produto ou posicionar melhor sua marca do mercado, fazer isso a partir de etapas de briefing bem estruturadas eleva a chance de sucesso.
O que a ausência do briefing pode causar
Por mais que pareça tentador ir direto para a criação de conteúdo quando um projeto está prestes a começar e, assim, “ganhar tempo”, a falta de um briefing completo pode gerar muitos problemas, conflitos e mal-entendidos que prejudicam o andamento e, consequentemente, os resultados desse trabalho. Isso porque um briefing mal formulado não orienta o trabalho da equipe e prejudica, entre alguns aspectos, a escolha dos formatos de conteúdo, a linguagem e o direcionamento dos investimentos.
Além disso, outro reflexo que essa atitude pode ocasionar é o atraso dos materiais. Afinal, quando não há orientações claras para a realização de determinada tarefa, os profissionais podem perder muito tempo avançando em direções erradas. Sabe aquela famosa cena da tela azul do Windows com misto de preocupação e pânico? Pois é, ela pode acontecer quando o briefing for muito raso e aberto para diferentes interpretações. A consequência disso são expectativas frustradas e o sentimento de “não era bem isso que eu estava pensando” por parte do cliente.
Uma palavra diz tudo
Apesar de ser um dos ditados mais antigos, quando o assunto é o preenchimento do briefing, uma palavra realmente diz tudo. Por isso, toda e qualquer informação relevante é válida. Não existe fórmula mágica para o briefing perfeito. Ele deve se adaptar ao cenário, já que algumas perguntas feitas para um cliente podem não ser tão úteis para outro.
No caso da nossa agência, quando a equipe senta com um cliente para tomar aquele cafezinho, sabemos que é o momento perfeito para nos conectarmos com aquele projeto. Nos concentramos em ouvir e entender exatamente aquilo que o cliente deseja. Só assim é possível extrair todo e qualquer detalhe que possa nos permitir entregar trabalhos que proporcionem aquele suspiro a mais.
Algumas perguntas importantes e que sempre fazem parte dos nossos briefings estão relacionadas diretamente às dores do público ou mesmo da própria empresa. Também não podemos esquecer de questionar as objeções sentidas no momento da venda, os principais diferenciais e os porquês por trás daquele negócio.
Bom, agora que você já entendeu que a importância do briefing está em direcionar as ações, alinhar objetivos e garantir excelentes resultados, escolha uma agência que priorize isso.
Na Contelle, possuímos briefings específicos para cada serviço que oferecemos, com perguntas relevantes, na intenção de facilitar o processo e atingir excelentes resultados.
Convidamos você a viver essa experiência e fazer seu negócio fluir com maior rapidez e produtividade através de uma comunicação assertiva e poderosa 🙂
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