Plano de comunicação: como ele pode ajudar o seu negócio!

planejamento de comunicação

Planejar: organizar plano ou roteiro; programar.

Com essa pequena explicação já é possível entender o poder que um planejamento – de verdade – tem. Dar previsibilidade às ações, com estratégia, traz tranquilidade à sua vida e ao seu negócio.

No universo da comunicação, entender esse conceito e aplicá-lo é um dos princípios para obter resultados, independentemente do porte da empresa. Com um plano de comunicação, é possível traçar uma rota coerente, de acordo com o que o negócio acredita, além de ter tempo para trabalhar os objetivos de forma adequada e sem correria.

O planejamento é o início de tudo: é onde surgem as grandes ideias, mas é o momento também em que se descobre as dificuldades. Tudo deve estar alinhado às metas de determinado período. Ter um bom plano de comunicação significa ter um poderoso documento em mãos, que funcionará como um mapa em busca do que foi projetado.

Para criar o seu plano de comunicação, é importante responder:

Qual é o objetivo da empresa?

O que dita o ponto de partida para um plano de comunicação eficiente é entender qual é a intenção da empresa no momento. É preciso estar bem claro se o objetivo é conquistar notoriedade no mercado, posicionar-se como líder, introduzir uma nova linha de produtos/serviços ou fazer um rebranding (remodelação da marca), por exemplo. A resposta a essa questão vai nortear várias das decisões no planejamento. 

Para quem você vai falar?

Aqui, é a vez do público. Mas é importante entender “público” não só como seus clientes: colaboradores, fornecedores, parceiros estratégicos, a comunidade são apenas alguns exemplos de grupos de pessoas que também podem ser impactados com o que você vai comunicar. Ações pontuais, porém, podem considerar apenas um desses públicos – o plano de comunicação serve para isso também. 

O que será comunicado e de que forma?

Uma vez que o objetivo foi definido, é essencial saber o que a empresa deseja comunicar e como ela pretende fazer isso, ou seja, é hora de definir a mensagem. O discurso precisa ser coerente com o que o negócio defende, além de adotar um tom de voz (personalidade da marca) que se aproxime do seu público. 

Qual será a estratégia?

A mensagem precisa chegar ao público de alguma forma. Neste ponto, são definidos quais serão os canais utilizados. O conteúdo se encaixa em uma campanha para as redes sociais? Ou se trata de algo que deve ser mais voltado aos meios tradicionais, como TV, rádio, impresso? É válido criar um produto de comunicação da empresa, como um podcast ou um canal no YouTube? 

Hora de avaliar!

O planejamento não se esgota após a produção em si. É preciso medir a eficiência do que foi elaborado, com uma avaliação em relação ao que foi projetado e o que foi executado para compreender se o plano alcançou a sua meta inicial. 

Vale ressaltar que o plano de comunicação é um norteador, mas não é imutável. Conforme o caminho é percorrido, você pode fazer ajustes em questões previamente determinadas, caso problemas sejam detectados. Se alguma das etapas não tiver o desempenho desejado, não tenha medo de interrompê-la, adaptá-la e melhorá-la para atender melhor aos objetivos da marca.

 

E aí, como vai o planejamento de comunicação da sua empresa? Se precisar de ajuda nisso, chama a gente!

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