Produzir conteúdo é a chave para o crescimento do seu negócio, mas isso não é mais novidade pra ninguém, né? Aquele ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado”, está mudando para “quem não está online, não existe”.
Faça o teste e me responda com sinceridade: quando foi a última vez que você comprou algo sem pesquisar sobre ele antes na internet? Só isso já explicaria a importância da sua marca estar produzindo um bom conteúdo online.
Para reforçar essa ideia, dados do estudo “State of search Brazil 2”, feitos pela Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box e divulgados em dezembro de 2021 pelo E-Commerce Brasil, indicam que 93% dos brasileiros fizeram alguma busca no Google nos últimos 12 meses. Ou seja, é quase unanimidade em nosso país esse hábito de pesquisar antes de comprar.
Se você vende online ou mesmo utiliza os canais digitais para direcionar as vendas para o seu negócio físico, produzir conteúdo é a lição de casa que vai te ajudar a “passar de ano”. Só que a gente sabe que produzir um texto não é uma missão tão simples quanto parece e você precisa estar atento a alguns pontos bem importantes. Por isso, separamos algumas dicas para te guiar nesse processo!
8 passos para produzir conteúdo
1. Conheça sobre o assunto que irá escrever
Por mais que seja a sua área de atuação, leia, pesquise, converse, absorva toda a informação que puder antes de iniciar a produção. E aqui vale tudo, tá?! Artigos técnicos, textos informais, entrevistas com autoridades no assunto, descrição de produtos, aquela espiadinha no conteúdo que os concorrentes estão produzindo… Enfim, para ser assertivo ao se comunicar com o seu público, você precisa demonstrar conhecimento e, através disso, consolidar sua credibilidade. Ninguém consome um conteúdo que não parece verdadeiro (e muito menos um produto ou serviço que causa esse tipo de dúvida).
2. Liste as ideias e anote os insights
Tenha um olhar atento para tudo o que te inspira e analise sempre o mercado e seus concorrentes. A melhor ideia pode vir de onde você menos espera! Então, encontre uma forma de registrá-la. Pode ser no celular, salvando os links em um aplicativo, no e-mail ou mesmo enviando para aquele grupo do Whats em que só você está; e também pode ser no papel, em um caderninho de ideias, por exemplo. O importante é ter o hábito de capturar os insights para desenvolvê-los depois.
3. Defina seus objetivos
Qual é o resultado que você espera alcançar com o conteúdo online que está produzindo? As possibilidades são muitas: posicionamento, reforço de marca, alcance, número de seguidores, venda direta… Cada objetivo exige uma abordagem diferente. Por isso é tão importante pensar na linha de chegada, antes de sair do ponto de partida.
4. Conheça seu público
Com quem você está conversando? É um público especializado ou leigo no assunto? Essas pessoas já conhecem sua marca ou você está buscando uma audiência nova? Gênero, idade, nível de escolaridade, classe social, localização e hábitos de consumo são alguns dos itens a serem avaliados aqui. Quanto mais informação você tem sobre seu público, mais fácil será estabelecer um relacionamento próximo com ele e gerar uma conexão genuína de confiança e parceria.
5. Adeque a linguagem
Sabe o ‘jeitinho de falar’ que te faz ser reconhecido? É quase isso! A linguagem que você irá adotar faz toda a diferença na hora de estreitar o relacionamento com o seu público-alvo e também depende muito do assunto que será abordado. Ela pode ser formal, informal, afetiva, descolada, com gírias ou não, ser carregada no regionalismo ou não. Recomendamos que não seja técnica, ao contrário. Quanto mais acessível e informativo for o seu conteúdo, mais pessoas ele poderá atingir e maiores são as chances de convertê-las em consumidores.
6. Preocupe-se com o conteúdo visual
Nem só de palavras vive o seu negócio, certo?! Imagens e sons também comunicam, então preocupe-se com o conteúdo visual. É bem importante ter e seguir uma identidade visual, escolher ou produzir boas fotos e ser criativo na apresentação deste conteúdo. Use sem moderação os recursos que as próprias plataformas como Instagram, Facebook, Telegram e WhatsApp oferecem. Se a sua dificuldade é a criação das artes, algumas horas de dedicação no Canva podem resolver isso! Para os vídeos, uma dica extra é, sempre que possível, legendá-los. Sabemos que muitas pessoas assistem a esses materiais com o celular no “mudo” e, desta forma, sua mensagem tem mais chances de ser compreendida.
7. Revise a ortografia e a gramática
Se tem uma coisa que acaba com a credibilidade de uma empresa que produz conteúdo é escrever errado. Isso não quer dizer que seu texto precisa ser impecável, sem nenhum deslize. Mas escrever corretamente com certeza vai te dar muitos pontos. Por isso, aquela revisão final antes da publicação é essencial. Tem dúvida sobre a grafia correta? Joga no Google 😉
8. Domine a plataforma onde você publicará o conteúdo
Aqui está o segredo de conteúdos online que engajam mais do que outros. Por mais que você siga todo o checklist até aqui, dominar a plataforma pode ser decisivo. Até porque, o público e a linguagem mudam de acordo com o lugar onde você pretende publicar, e seu conteúdo precisa estar adaptado para isso.
E aí, fez sentido? Essa é a base que a gente usa para produzir todos os nossos conteúdos aqui na Contelle. Inclusive, temos um podcast sobre esse assunto:
Se mesmo com as dicas, produzir conteúdo é uma tortura pra você, conte com a nossa equipe para cuidar disso 🙂