Como sua marca pode se beneficiar com a produção de podcasts

Produção de podcasts - Imagem by Pexels -Magda Ehlers

Os olhares do mundo dos negócios estão voltados para ele. O podcast é um formato de conteúdo em áudio que está em pleno crescimento! Os especialistas em marketing e comunicação dizem inclusive que estamos vivendo a “Era dos Podcasts”. Será mesmo? A gente acredita que sim e minha missão hoje é te convencer disso 🙂

Razões para você ouvir mais podcasts:

  1. Você tem liberdade para escolher o assunto sobre o qual deseja se informar e decidir quando quer ouvi-lo;
  2. Você pode consumir conteúdo de qualidade enquanto faz outra atividade paralela, como se exercitar, lavar a louça ou levar o cachorro para passear (se você é multitarefas, entende bem as vantagens disso!);
  3. O podcast pode ser ouvido on ou off-line, já que a maioria das plataformas de streaming permitem que você faça o download do arquivo de áudio;
  4. Tem muuuuito podcast bom sendo produzido por aqui e eles vão muito além de apenas informar. Eles te fazem rir, chorar, se emocionar e são quase terapêuticos para muita gente.

 

Agora, para que você entenda a dimensão e o potencial deste produto, seguem alguns números bem relevantes:

  • De acordo com a Deezer, o consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% em 2019!
  • Entre janeiro e maio de 2020, houve um aumento de 103% no número de produções locais no Brasil, de acordo com relatório da consultoria Voxnest.
  • A PodPesquisa 2020-2021 feita pela Associação Brasileira de Podcasters diz que a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes de podcasts.
  • O podcast é tão bem visto que atualmente (as gigantes!) Apple e Spotify disputam esse mercado! De acordo com dados da Voxnest, a marca fundada por Steve Jobs detinha 77% do segmento em 2019, contra apenas 23% do Spotify. Em 2020, a disputa ficou acirrada, ainda com liderança da Apple, mas agora com 59% versus 41%. Em 2021, considerando apenas os ouvintes dos EUA, a liderança é do Spotify com 24% contra 21% para Apple Podcasts.

 

“- Ok, Nath… Já entendi que podcast é legal e está em alta. Mas como é que minha marca pode se beneficiar disso tudo?”

 

A resposta é simples: entendendo que essa é mais uma forma de se aproximar e dialogar com o seu público, reforçando seu posicionamento! Sem falar que você pode se apropriar dessa nova ferramenta e ocupar um espaço de “fala” em um lugar onde seu concorrente não está 😉

Para te inspirar a criar o podcast da sua empresa (com a nossa ajuda, é claro!), separei quatro exemplos de marcas que já estão apostando neste formato de conteúdo. Se liga:

 

“Papo de Motora”, da 99

A empresa de mobilidade urbana lançou ainda em 2019 o “Papo de Motora”. A proposta é acompanhar o motorista em suas corridas e viagens, trazendo histórias e informações sobre esse universo de quem dirige carro por aplicativo. Público nichado e conteúdo direcionado. Ponto pra eles!

 

“You Can’t Make This Up”, da Netflix

Se você também é fã dos filmes e seriados criminais produzidos pela Netflix (e domina o inglês, of course), certamente vai curtir “You Can’t Make This Up”. O podcast foi criado para contar os bastidores das produções assinadas pela empresa de streaming.

A ideia é apresentar ao público as histórias reais por trás dos filmes e séries de crimes. Através de entrevistas com diretores e produtores, eles revelam como tiveram acesso às informações, aos personagens e até o que ficou de fora da edição final.

Fala se isso não dá uma baita credibilidade pra tudo o que eles produzem? É genial!

 

“Solutioncast”, da Sicredi Aliança

Claro que uma produção assinada pelo time Contelle não ficaria de fora da lista, né? O primeiro episódio do “Solutioncast”, da Sicredi Aliança de Marechal Cândido Rondon (PR), foi ao ar em novembro de 2020 com a pegada de descomplicar os assuntos que interessam ao nosso bolso, reforçando um dos pilares centrais da cooperativa de crédito que é a educação financeira.

A cada 15 dias liberamos um novo episódio, com duração entre 20 e 40 minutos, com novos entrevistados e novos assuntos relacionados à economia, finanças e investimentos.

Toda a produção, desde o roteiro, passando pelo agendamento das gravações, a apresentação e condução do programa, até a edição final e o upload nas plataformas de streaming é feito pela nossa equipe! Por isso, se você leu até aqui, nada mais justo do que prestigiar nosso trampo, hein.

Bastidores da produção de podcasts para o Sicredi Aliança   Bastidores da produção de podcasts para o Sicredi Aliança  Bastidores da produção de podcasts para o Sicredi Aliança

 

“Pela estrada com a Ghelere”, da Ghelere Transportes

Mais um podcast que leva a nossa assinatura. O “Pela estrada com a Ghelere” fazia parte das ações de comunicação interna da transportadora que tem sede em Cascavel (PR), em comemoração aos seus 40 anos. O desafio aqui era fazer com que os colaboradores (em sua maioria caminhoneiros) recebessem as informações da empresa, mas de uma maneira leve, descontraída e divertida. Precisávamos despertar neles a vontade de ir pra boleia ouvindo o podcast.

A estratégia inicial foi realizar uma pesquisa para entender um pouco melhor o linguajar da estrada e utilizar as gírias deles durante o programa. O passo seguinte foi encontrar um apresentador que conseguisse criar conexão imediata com esse público, se aproximando do jeitão caminhoneiro de ser. Quem cumpriu esse papel com maestria foi nosso amigo Vagner Krazt, que deu vida e voz aos 13 episódios que estão no ar. Depois, desenhamos quadros que mesclavam informação, humor e histórias dos próprios colaboradores.

O resultado final foi um podcast com cara de “programa de rádio”, editado pela nossa parceira Aline Cristina, que chegou a conquistar o top 23 dos podcasts de lazer do Spotify em julho de 2021! Um baita orgulho para o nosso time 🙂

 

“Paute-se”, o podcast da Contelle

Por último, mas não menos importante, o nosso próprio podcast!

O Paute-se nasceu como nosso laboratório lá em 2019. Inicialmente, queríamos falar sobre comunicação e também aprender como é que fazia esse tal de podcast. Ali nós fomos aprimorando as técnicas, os equipamentos e explorando possibilidades de formatos que poderíamos oferecer aos nossos clientes.

Este ano, já com um pouco mais de maturidade, lançamos o “Fora de Pauta”, uma série de podcasts dentro do Paute-se onde vamos trazer personalidades do jornalismo do Oeste do Paraná para conversar com a gente. Nosso objetivo? Dar voz a quem sempre está “no ar”, mas nunca conta suas próprias histórias, e atrair os ouvidos dos acadêmicos e recém-formados, que são público de um outro projeto nosso.

Viu, só? Os podcasts podem ser usados como posicionamento de marca, ferramenta de comunicação interna/institucional, para reforçar bandeiras que sua empresa defende e, dentro disso tudo, para vender seu produto ou serviço de um jeitinho discreto, leve e muito mais prazeroso para o seu cliente.

  podcasts  podcasts

 

Como produzir podcasts?

Antes de simplesmente pegar um microfone e apertar o REC, para produzir um podcast você precisa de planejamento! Da ideia até a publicação do episódio nas plataformas de streaming de áudio, o caminho é longo (e muito divertido também!). O passo a passo seria mais ou menos assim:

  1. Definir o objetivo principal deste podcast, o público que ele deseja atingir e qual será a linguagem;
  2. Definir o formato (terá um apresentador fixo? convidados? entrevistas? quadros? reportagens?), a duração média dos episódios e a periodicidade de publicação;
  3. Criar a identidade sonora de acordo com o formato pré-estabelecido. Sabe aquelas vinhetas que entram no início, fim ou mesmo no meio dos episódios? A identidade sonora é isso;
  4. Roteirizar os episódios (nossa parte preferida!). O roteiro de um podcast pode ser feito de várias maneiras: com o texto completo que o apresentador deve falar, com tópicos dos assuntos principais, com um guia de perguntas para os entrevistados, deixando a condução mais livre. Enfim, as possibilidade são muitas! Caso você escolha produzir um podcast que sempre terá a participação de convidados diferentes, é nessa hora que você cria também um “calendário” e alinha uma agenda de gravação com essas pessoas.
  5. Agora sim, é hora de gravar! Com bons equipamentos de captação de áudio, qualquer lugar pode se transformar em um estúdio e garantir um podcast gostoso de ouvir;
  6. O antepenúltimo passo é a edição. A mágica acontece aqui!
  7. Com o episódio prontinho, você precisará fazer o upload dele nas plataformas de streaming.
  8. Por fim, é preciso caprichar na divulgação desse conteúdo para que ele consiga cumprir seu objetivo e chegar ao público certo 🙂

Se este post te inspirou, mas te deixou com uma série de dúvidas sobre o que fazer a seguir, é só chamar a gente no Whats pra conversar. Teremos o maior prazer em te ajudar 😉

Botão para falar com a Contelle no WhatsApp sobre a produção de podasts

Um comentário em “Como sua marca pode se beneficiar com a produção de podcasts

  1. Pingback: O dia em que fomos o 23º melhor podcast de lazer do Spotify! - Contelle

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