Você está cuidando da comunicação offline do seu negócio?

Comunicação offline

Pense nas estratégias de comunicação que você planejou para o seu negócio nos últimos tempos. O foco delas estava onde: no universo digital ou em espaços físicos? Nosso dia a dia de trabalho com comunicação tem mostrado que a maior preocupação dos empreendedores está concentrada nesse posicionamento digital. E, SIM, ele é necessário e potencializador. Mas o X da questão hoje é: o quanto você está cuidando do offline por trás do on?

Às vezes, a energia está tão canalizada em bombar um perfil do Instagram que não sobra tempo para pensar em ações fora da rede social que possam impactar tanto – ou mais – o público da marca. Estoure a bolha e pense fora da caixa! Há um leque de possibilidades no universo físico que pode fazer seu negócio atingir fidelização ou conquistar novos consumidores. Isso também te ajuda a ter coerência e linearidade entre o que está na vitrine virtual e o que você entrega verdadeiramente no tetê-à-tetê.

E a palavra-chave para alcançar isso é: experiência. As chances do cliente lembrar do seu produto ou serviço depois de ter sentido diferentes sensações por meio da empresa, crescem significativamente!

Impressione, entretenha, quebre ou supere expectativas

Tem um espaço físico para explorar? Não desperdice a oportunidade de usar o ambiente para se comunicar de um jeito autêntico. Vamos dar alguns exemplos por segmentos para que seja possível perceber o quanto essa estratégia pode se aplicar em diferentes áreas.

  • Clínicas de saúde/bem-estar: fazer da espera na recepção um momento de relaxamento e de preparação para o procedimento. Você pode explorar: frases motivacionais em quadros na decoração, recadinhos no canto do café, textos divertidos no chão por onde o cliente passa.
  • Lojas de roupas, calçados, cosméticos, etc: e se, além da vitrine, você usar a calçada para chamar a atenção de quem passa? Se além das araras e prateleiras, o cliente encontrar informações sobre tendências e combinações espalhadas pela loja? Outra ideia é ir além do tradicional provador com espelho e pendurador: explore as portas e paredes com frases que motivam o cliente. E deixe algo marcante na sacolinha que ele vai levar para casa!
  • Imobiliária: E se a tradicional plaquinha de “vende-se” tiver uma pegada mais criativa? Outra ideia é fazer o potencial cliente se imaginar dentro daquele imóvel. Que tal uma ação em um local movimentado da cidade que ofereça um “tour” pelo apartamento por meio de óculos de realidade aumentada?
  • Escritório de advocacia: já pensou no quanto os termos jurídicos prejudicam a compreensão do cliente? Ter um dicionário de “juridiquês”, traduzindo os termos e dando exemplos práticos, pode ser uma boa maneira de introduzir o cliente ao universo do Direito, enquanto ele espera por uma reunião, por exemplo.

Isso vale também para outros formatos: experiências auditivas ou olfativas podem ser um plus.

Por que dar atenção a esses detalhes da comunicação offline?

O momento está pedindo isso. O público está carente dessa interação ali, cara a cara. Depois de cerca de dois anos de isolamento social, frequentar estabelecimentos físicos voltou a ser algo prazeroso. E quando a empresa demonstra essa receptividade e valoriza essa visita presencial, o “volte sempre” fica implícito. Para isso, é importante que toda essa preocupação “visual” seja compatível com o discurso do atendimento.

A gente te ajuda a fazer essa comunicação 😉

O marketing de experiência é um dos braços da Contelle. Desenhamos ações e eventos bem personalizados, de acordo com as minúcias de cada marca. Assim, garantimos que o posicionamento offline das empresas seja esse ponto de resgate do prazer de ir até um estabelecimento, visitar, olhar, sentir, experimentar e criar vínculos, para além de consumir.

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