Roteiro de vídeo: entenda por que ele é tão importante!

Roteiro de vídeo

As produções audiovisuais encantam! De acordo com o estudo “Inside Video”, lançado pela Kantar IBOPE Media e divulgado pelo portal Comunique-se, 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitamente em 2020. Ou seja, tem muita gente consumindo esse formato de conteúdo!

Como, então, produzir um material que vai se diferenciar dos demais? A resposta é fácil: investindo em um bom roteiro de vídeo!

O que é o roteiro de vídeo?

A união entre texto, áudio e imagens de forma harmônica é uma maneira bastante assertiva de transmitir uma mensagem. Ao ver um vídeo de alguns minutos finalizado, talvez você não imagine tudo o que esteve por trás até que se chegasse ao produto final. Para obter um resultado bacana, é preciso pensar muito no início do processo – aí nasce o roteiro de vídeo.

Um roteiro bem feito favorece a produção e deixa o conteúdo mais atrativo e assertivo. É nele que estão todas as informações técnicas para a filmagem, falas, depoimentos, indicação de trilhas, instruções para captação das imagens e edição ou no caso de uma animação, a descrição das telas e lettering.

Por que fazer vídeos de conteúdo para sua empresa?

Antes de entender melhor sobre o roteiro de vídeo, você precisa estar convencido da importância de ter materiais audiovisuais na sua comunicação. O chamado vídeo marketing está em plena expansão e vários números comprovam isso. 

Aproximadamente 90% dos usuários acham que vídeos ajudam durante a decisão de compra, segundo pesquisa da Forbes. 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço, de acordo com pesquisa da State of Video Marketing. O mesmo levantamento aponta que 81% das pessoas são persuadidas a comprar um produto ou serviço depois de assistir um vídeo.

Viu só o impacto que os vídeos têm?! Mas não é qualquer vídeo que consegue isso. As ideias roteirizadas e com boa produção dificilmente passam despercebidas e ainda garantem economia de tempo e de dinheiro no processo.  

1º passo do roteiro de vídeo: briefing caprichado!

Um bom roteiro de vídeo começa com um bom briefing. É nesta etapa que são levantados o objetivo, público-alvo, qual mensagem deverá ser passada, onde será gravado, quem serão os personagens, além de outros pontos que a empresa considera importante serem abordados. Com um briefing bem estruturado, fica mais fácil a sugestão de um formato e um texto certeiros. 

Como prender a atenção?

Segundo pesquisa realizada pela empresa Visible Measures, 20% da audiência deixa de ver o vídeo antes de 10 segundos de exibição. Ninguém quer investir o dinheiro em algo que não será visto, certo?! Portanto, a criatividade entra em jogo no roteiro, para que tudo que foi definido no briefing possa ser transmitido de uma forma atraente, com o tom da marca. Na elaboração do roteiro de vídeo, é preciso planejar como captar a atenção já nos primeiros segundos e conduzir a narrativa de uma forma clara, com começo, meio e fim.

 

Melhor do que ler sobre a importância do roteiro é ver na prática, né?! Veja alguns exemplos de vídeos roteirizados e produzidos pela nossa equipe 🙂 

 

Residenciais Krum

Este é apenas um de uma série de 25 vídeos para a Construtora Krum, em Cascavel. O objetivo das produções era destacar diferenciais dos residenciais. Neste caso, um texto encantador da escritora Ana Jácomo teve um casamento perfeito com as imagens das crianças – tudo previamente pensado para gerar esse resultado lindo. (Aproveite e dê uma olhadinha nos outros vídeos da série; são belos exemplos de materiais que vendem com conteúdo).

 

Massamix

Com a Massamix também estamos produzindo uma série de vídeos para esmiuçar as vantagens da argamassa estabilizada, carro-chefe da empresa. Lembra que falamos sobre entender o público-alvo no briefing? O público são construtores, pedreiros, enfim, quem realmente coloca a mão na massa. Sendo assim, o roteiro previu uma linguagem simples e com humor, mostrando os perrengues de quem não usa o produto. Para gerar ainda mais proximidade, os “atores” são pedreiros – e são ótimos encenando! 

Alfa Rede de Ensino

Este é um dos vídeos da série “Minha História no Alfa” que produzimos para o Alfa Rede de Ensino. O formato escolhido é o de depoimentos, modelo bastante consagrado. Apesar de depender do relato da pessoa entrevistada, o roteiro também é primordial para esse tipo de produção. É preciso um olhar prévio sobre a história para que pontos importantes possam ganhar evidência, além de viabilizar quais captações de imagem serão interessantes para ilustrar o que a pessoa está contando e, desta forma, enriquecer a narrativa.

Camila Pusebon Müller

Vídeos curtos de conteúdo têm o seu valor e, na internet, um vídeo bem estruturado com certeza chama a atenção. Os vídeos feitos para a psicóloga Camila Pusebon Müller são exemplos de um formato que explora a autoridade do profissional no assunto e, de forma rápida e dinâmica, apresenta um assunto relevante para sua audiência. Neste caso, o roteiro de vídeo tem o papel de pontuar o que é primordial ser dito sobre o tema, além de indicar inserções de texto para reforçar a fala da pessoa.

Grow Up

 

O ápice deste vídeo é, com certeza, a espontaneidade das crianças – isso não dá para roteirizar. Mesmo assim, o roteiro de vídeo aqui teve uma tarefa importante que foi criar a atmosfera para que as respostas fofas pudessem acontecer de maneira natural. Com a roteirização, foi possível prever perguntas-chave, inseridas em lettering, e aí a cereja do bolo ficou por conta da sinceridade infantil. 

 

Deu para perceber como um bom roteiro de vídeo faz a diferença, né? Já pensou em usar essa ferramenta para a comunicação do seu negócio? Nós vamos adorar te ajudar!

Botão para falar com a Contelle no Whats sobre roteiro de vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *