Por que e como realizar um evento de inauguração?

Antes de iniciar esse post, quero deixar claro que nós AMAMOS um evento de inauguração. E isso tem três motivos principais:

  1. Porque vemos o brilho nos olhos e a alegria dos nossos clientes ao perceberem como os convidados ficam encantados com o ambiente que representa a materialização do sonho deles;
  2. É sempre uma oportunidade incrível de fazer marketing de experiência, uma estratégia que é tão importante para as marcas no contexto atual;
  3. E faz uma baita diferença para os próximos meses de vida do empreendimento, já que amplia a visibilidade e desperta o desejo nos potenciais consumidores.

Nosso trabalho de assessoria de comunicação para os eventos começou em 2014 e de lá pra cá já fizemos de tudo um pouco: inauguração de restaurante, cafeteria, casa de bolos, coworking, centro odontológico, academia, loja de roupas, clínica de estética, franquia de calçados, empório de aromas… A lista é grande! Mas quis trazer alguns exemplos aqui para que você perceba que qualquer segmento pode se beneficiar com um evento de inauguração.

 

Afinal, pra que serve um evento de inauguração?

Qualquer novo negócio físico, independente do que seja, costuma passar por algumas etapas até sua finalização. Definição da localização, projeto, obra, comunicação visual, organização de estoque, instalação de sistemas e contratação de equipe são algumas delas.

O empresário dedica meses e meses para que seu sonho saia do papel, além de uma boa grana para finalizar tudo. E aí, mesmo já tendo feito um alto investimento de tempo, energia e dinheiro, muitos deixam de lado uma estratégia que vai coroar todo o trabalho: a comunicação.

De que adianta ter um espaço lindo, produtos de qualidade e uma equipe capacitada se você não comunicar que está ali? Sinto informar, mas os clientes ainda não têm bola de cristal para adivinhar que o seu negócio já está de portas abertas.

O evento de inauguração serve justamente para fazer com que o maior número possível de pessoas fique sabendo da sua existência em um curto espaço de tempo. Sem falar que possibilita trabalhar com dois gatilhos mentais bem importantes: o da antecipação e o da novidade.

 

Ok, mas como eu organizo um evento de inauguração?

Essa é a nossa expertise. A grande sacada de um evento de inauguração é convidar as pessoas certas. Nos últimos anos, estamos trabalhando muito com influenciadores digitais e também com aqueles que chamamos de influenciadores sociais (aquelas pessoas às vezes pouco ativas no ambiente online, mas que são muito influentes no meio off-line e possuem uma rede de contatos que pode beneficiar o seu negócio).

Para chegar a essa lista de convidados, é preciso entender quem é o público do empreendimento e quantas pessoas nós queremos convidar. Sabendo disso, começamos a pensar no formato do evento, em quais experiências vamos proporcionar aos convidados no dia e também como será feito o convite a eles.

Separei um case recente bem legal para explicar um pouco deste processo:

Inauguração do Caffè Alla Menta

      

Quatro amigos advogados e apaixonados por café decidiram empreender juntos e dar vida ao Caffè Alla Menta, um novo estilo de cafeteria que inaugurou em Cascavel (PR) em dezembro de 2020. Eles trazem a cultura e tradição de receitas clássicas italianas com um toque contemporâneo e criativo, característico dos famosos pubs.

O novo negócio unia os ingredientes perfeitos para o sucesso: conceito, cardápio autoral e projeto arquitetônico com personalidade. Só que os sócios sabiam que não bastava apenas inaugurar. Era necessário fazer um barulho!

Começamos, então, a definição do convite, uma etapa fundamental para gerar o gatilho da antecipação e garantir a presença dos convidados. No caso do Caffè Alla Menta, a intenção era entregar um pouquinho da proposta da cafeteria, que está muito relacionada à personalização e exclusividade. Por isso, elaboramos um kit composto por uma xícara e um pires personalizados com o nome do convidado + um brownie do Cheff + uma geleia artesanal + alguns grãos de café + a carta convite.

    

Logo que começaram a receber os kits em casa, nossos convidados iniciaram uma movimentação em suas redes sociais. Anunciaram a novidade, agradeceram o convite e comunicaram para várias pessoas da cidade que em breve aconteceria o evento de inauguração. Aquele burburinho que a gente adora!

O próximo passo era definir a logística de realização do evento. Como a inauguração aconteceu no período de pandemia, optamos por uma lista de convidados reduzida – apenas 15 pessoas, o que nos obrigou a ser ainda mais assertivas -, e pelo horário estendido, com agendamento prévio daqueles que confirmavam sua presença. Desta forma, dividimos os 15 convidados em 2 grupos: um que iria das 16h às 17h15 e outro das 17h30 às 18h30. Assim, evitamos aglomerações e conseguimos dar plena atenção a todos.

 

Os resultados do evento de inauguração do Caffè Alla Menta

Os números deste evento nos deixaram muito felizes! Tivemos uma adesão impressionante e, mesmo 2 meses depois da inauguração, o café seguiu muito movimentado todos os dias. Inclusive, os próprios convidados voltaram outras vezes, levando amigos e familiares para experimentar as delícias do cardápio.

Evento de inauguração Evento de inauguração

Lembrando que todas as menções e publicações feitas pelos convidados nas redes sociais foram espontâneas. Não foi preciso pagar nada para ninguém. E sabe por quê? Porque ativamos neles o gatilho mental da reciprocidade. Como havíamos presenteado cada um antes do evento, eles se sentiram agradecidos e compareceram, como uma forma de retribuir o fato de terem sido lembrados.

Se você está planejando abrir um novo negócio físico, espero que agora esteja convencido da importância de fazer um evento de inauguração e lembre-se que nós podemos te ajudar 🙂

Botão para falar com a Contelle no Whats sobre evento de inauguração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *