O conteúdo pode ser argumento de venda para o seu time comercial!

Produção de conteúdo para equipes comerciais

Alguma destas duas situações a seguir já pode ter acontecido por aí:

  1. Você é atraído pela vitrine de uma loja de roupas, entra e demora a ser atendido por alguém. Quando é atendido, o vendedor não sabe te informar sobre os tamanhos e cores disponíveis e precisa recorrer ao gerente para tirar dúvidas. A demora e a falta de informações fazem você ir embora antes mesmo de pensar em provar a peça.
  2. Você passa por um outdoor bem chamativo numa esquina movimentada da cidade. Ele anuncia um cardápio novo em um restaurante que parece fazer seu tipo. Você saliva e “dá um Google” buscando mais informações sobre esse menu, mas vasculha a internet e não encontra nenhum conteúdo. Então, desiste de conhecer a novidade e vai no restaurante de sempre.

Esses exemplos nos ajudam a entender que não adianta só atrair o cliente, é preciso conquistá-lo e conduzi-lo. Se não, todo encantamento inicial que gerou o desejo vira frustração e não uma decisão de compra. Ainda mais no cenário atual, em que boa parte da negociação acontece online, mesmo quando se trata de empresas físicas. Então, estar bem abastecido de argumentos de venda potencializa as chances dessa conversão realmente acontecer.

Mas como fazer isso para que os vendedores tenham um discurso não só atraente, mas coerente, harmônico e convincente? Apostando em produção de conteúdo voltada especificamente para quem está à frente das vendas. Temos bons exemplos dessa estratégia no portfólio da Contelle. 

Vídeos e planejamento de conteúdo para Massamix

Roteirizamos e produzimos 10 vídeos com um objetivo principal: mostrar os benefícios da argamassa estabilizada da Massamix para pedreiros que ainda eram céticos ou resistentes a adotar esse material nas obras. Precisávamos entender as dores desse público específico e falar a linguagem dele. Por isso, a estratégia foi ter personagens reais como protagonistas: Genny e o marido Daniel, um casal de pedreiros que já usa o produto e sabe de todos os diferenciais dele e assim pode falar com propriedade. Tê-los como “atores”, fazendo as cenas em obras reais, fez a diferença para que cada imagem e áudio fossem fiéis ao que os pedreiros vivenciam. 

O resultado foram vídeos curtos, com tom bem humorado que criam conexão com o público ao mesmo tempo em que mostram as vantagens desse tipo de  argamassa. Este é um exemplo:

Cada um dos 10 vídeos abordou um argumento diferente e isso fez com a equipe da Massamix ficasse bem abastecida e alinhada sobre como fazer as abordagens de venda. 

Vídeos de conteúdo para os Residenciais Krum

Nossa missão foi roteirizar e produzir 25 vídeos detalhando os benefícios de morar em um dos Residenciais Krum, indo além do discurso superficial de venda imobiliária e destrinchando o conteúdo em materiais audiovisuais que serviram como um rico repertório para os corretores de imóveis. Assim, eles puderam não só falar, mas mostrar cada um dos diferenciais do apartamento e do condomínio de um jeito bem prático.

Esse é um bom exemplo de parceria assertiva entre publicidade e produção de conteúdo: enquanto a campanha publicitária rodava e chamava a atenção dos consumidores, o conteúdo aprofundado estava disponível para aqueles que queriam saber mais. 

“Encaminhamos os vídeos primeiro para os corretores para que eles servissem com uma orientação de como usá-los comercialmente. Com um vídeo de conteúdo novo toda semana, o corretor sempre tinha um motivo para começar uma conversa nova com um potencial cliente. Serviu como ferramenta de venda porque ajudou o consumidor a relembrar como o produto era bom. Publicidade e conteúdo informativo andaram em paralelo dentro da estratégia, nós elaborando a campanha publicitária e vocês elaborando todo o conteúdo. Quando unimos as duas coisas, conseguimos trazer o impacto da campanha para o consumidor ‘acordar’ para aquele produto e depois que ele despertou conseguimos entregar conteúdo para mostrar tudo que esse imóvel podia trazer de benéfico. Batemos recorde de venda para esse cliente no mês que a campanha estava rodando em seu ápice!” – Rafael Greiner, diretor de estratégia e criação da Amexcom, agência parceira da Contelle nesse job.

Como trabalhamos com uma numerosa quantidade de vídeos, foi possível explorar diferentes formatos: 

Vídeo com linguagem mais poética:

 

Vídeo mais direto e objetivo:

 

Depoimentos de moradores:

Vídeos para Imobiliária Porto Seguro

Com a Imobiliária Porto Seguro, tivemos três jobs diferentes, mas com o mesmo objetivo: ser um apoio aos consultores imobiliários. Os conteúdos seguiram a comunicação da marca, com uma linguagem mais delicada e afetuosa. 

O primeiro trabalho foi para mostrar os diferenciais do edifício Grand View, empreendimento da Dabol Engenharia, vendido com exclusividade pela imobiliária. Foram apresentados os detalhes do imóvel de alto padrão, com a participação e narração da diretora da Porto Seguro, Danielle Weirich. O material foi uma importante ferramenta de venda, ajudando no sucesso de comercialização: quando o prédio foi finalizado, todas as unidades já estavam vendidas. 

A segunda proposta foi apresentar a Porto Fazendas, um dos novos braços da imobiliária. O cenário escolhido não poderia ser outro: o campo. Na série de quatro vídeos, as vantagens de investir em um imóvel rural ficaram evidentes (e convidativas).

Complementando as ações de divulgação sobre as novas frentes de atuação da imobiliária, foi a vez da Porto Praias, segmento da empresa com foco em imóveis do litoral catarinense. A captação foi feita em Cascavel, contando com material de apoio dos empreendimentos de Santa Catarina, para ilustrar de que forma esse novo serviço será útil para ajudar quem é da região Oeste do Paraná e quer comprar um imóvel na praia. 

Essa mesma lógica pode se aplicar a diversos segmentos. E como a Contelle te ajuda nessa missão? Roteirizando vídeos assertivos que falam a linguagem do público que você deseja atingir, criando mais conexão do consumidor com a marca e unificando o discurso das equipes de vendas que vão trabalhar com esse material. 

Converse com a gente e entenda como essa estratégia também pode potencializar o seu negócio!

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