Ah, nunca esqueceremos aquele 09 de julho de 2021. Há poucos dias tínhamos publicado o 1º episódio de um podcast que fez nossos olhinhos brilharem durante todo o processo de criação e produção. Estávamos debruçados neste projeto há 6 meses e, finalmente, ele nascia.
Quando a Ghelere Transportes nos procurou, no final de 2020, buscando um planejamento estratégico de ações voltadas à comunicação interna que pudessem ajudá-la a fidelizar seus colaboradores, logo pensamos em ampliar os canais de comunicação já existentes e desenhar um produto que se conectasse com o público de uma maneira leve. Como todo bom caminhoneiro tem sua trilha sonora da estrada, imaginamos que o podcast seria uma boa maneira de acompanhá-lo na boleia e mantê-lo informado sobre a empresa.
O processo de criação do podcast
Começamos, então, a desenhar o formato deste programa. Criamos quadros que mesclavam informação institucional, informação de saúde e também inserimos humor com as histórias compartilhadas pelos próprios motoristas (uma maneira infalível de fazer com que eles se sintam valorizados!).
Para a construção dos roteiros, realizamos uma pesquisa com o público e levantamos quais eram os principais bordões, jargões e gírias que os caminhoneiros utilizavam no dia a dia. Tudo para criar uma linguagem próxima e familiar para eles.
O elemento final foi o apresentador. E aqui precisamos enaltecer a entrega do jornalista Vagner Krazt a esse projeto. Até cantar o homem cantou, minha gente! Ele deu vida e voz aos 13 episódios com maestria. Além disso, nossa parceira Aline Cristina foi a responsável técnica por editar e criar toda a identidade sonora do podcast, com trilhas especiais para cada quadro.
E eis que todo esse trabalho cuidadoso e atento aos detalhes nos rendeu a colocação no ranking como o 23º melhor podcast de lazer do Spotify em todo Brasil com o 1º episódio do “Pela estrada com a Ghelere”. Um reconhecimento desses é a prova de que conteúdo que engaja de verdade é aquele feito sob medida para o público! Dá o play aí e diz se não ficou legal demais mesmo.
Se você ainda não sabe se o podcast é mesmo uma boa ferramenta para o seu negócio, recomendamos a leitura deste outro post aqui: Como sua marca pode se beneficiar com a produção de podcasts.
Pingback: Como sua marca pode se beneficiar com a produção de podcasts